Numa altura em que a privacidade e a concentração (ou falta dela) no trabalho são algumas das questões que mais frequentemente se levantam quando se fala de escritórios, a Associação Portuguesa de Facility Management vai convidar Teresa Vendeirinho, especialista da Steelcase, para falar sobre o trabalho “Quiet Spaces”.

Este projeto foi desenvolvido em parceria com Susan Cain, advogada, escritora e “defensora dos introvertidos”, e pretende contribuir para um modelo de organização do espaço de trabalho mais silencioso e tranquilo, que consiga reunir condições de trabalho adequadas aos mais introvertidos e também aos mais extrovertidos. Esta discussão surge numa altura em que os open spaces cada vez mais substituem os cubículos, e cada vez mais são considerados perturbadores, barulhentos e improdutivos, em alguns casos. Segundo Susan Cain, autora do livro “Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking”, «entre 30% a 40% das pessoas no espaço de trabalho são introvertidas, e levadas a adotar comportamentos extrovertidos para se adaptarem à dinâmica existente nas organizações, o que leva a um aumento significativo da carga de stress».

Já um estudo da Steelcase, que serviu de apoio para este trabalho, numa amostra de 10.000 trabalhadores, 85% dizem que não se conseguem concentrar facilmente no escritório pois é muito barulhento, ou são distraídos pelos colegas do trabalho. 31% completa tarefas fora do escritório.
A apresentação do trabalho vai ter lugar na APFM, no Parque das Nações, a 31 de março, pelas 17h. O evento está sujeito a inscrição através do e-mail geral@apfm.pt.

in Vida Imobiliária Newsletter eletrónica 18 de Março de 2015 redigido por Ana Tavares

Imagem: Créditos “SignDoNotDisturb res” by Phrontis – Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons