Após 10 anos do ‘nascimento’ da Associação Portuguesa de Facility Management, podemos celebrar os resultados do caminho percorrido na direção da afirmação do FM como disciplina de gestão empresarial e uma área estratégica no seio das Organizações.
Os FMers têm uma profissão riquíssima, tanto em campos de ação, ao serviço das empresas contratantes de Facility Services, como ao serviço das empresas Prestadoras, ou ainda no papel de consultores e formadores/educadores /investigadores, o que lhes permite fazer uma carreira diversificada e desafiante.
É hoje reconhecido que a formação e normalização de conceitos e práticas estão a contribuir para o aumento da procura de profissionais formados e certificados, e, a Associação tem vindo a desempenhar o seu papel na promoção de cursos académicos e profissionais, que possibilitem um projeto de carreira de FMer.
Após a crise de 2008 e 2009, o mercado reconhece que a atividade de FM está interligada à gestão de ativos imobiliários, na perspetiva das Organizações ocupantes e na Valorização dos Ativos para investidores e proprietários.
Por outro lado, acreditamos que finalmente existe um grande movimento que coloca as pessoas no centro da questão, o que faz “nascer” espaços e ambientes de trabalho mais humanizados e mais eficientes, onde os colaboradores possam ser mais felizes, mais produtivos e mais comprometidos com a Organização.
Este ano a Associação apostará na maior formação de profissionais através da Academia de FM, irá reforçar o número de eventos ao longo do ano, não só de networking mas também de formação, como por exemplo as sessões de fim de tarde. Somos uma organização aberta a todos aqueles que nos querem ajudar a desenvolver o FM em Portugal.
Sejam bem-vindos a 2017 com a APFM!
Pedro Ló