Decorreu na passada quinta-feira, dia 22 de fevereiro, no Altis Grand Hotel, a primeira edição do Facility Management Stakeholders Conference, organizada pela APFM com o objetivo de aproximar as Administrações das organizações do potencial que reside no Facility Management.

Os temas centraram-se na importância em alinhar os objetivos do Facility Mangement com os da Organização que serve, como fundamental para que o FM possa estar no Top of Mind dos CEO’s. Algo que só pode ser feito caso o Facility Manager procure ativamente compreender o négocio em que se insere e ao dialogar com os responsáveis pelos vários departamentos e os utilizadores finais dos serviços que disponibiliza. Só assim podem estes profissionais ser relevantes.

O advento da Indústria 4.0 traz um conjunto de novos desafios aos FMers, mas a profusão tecnológica das IoT’s nos Smart Buildings e nas Smart Cities vão ao mesmo tempo lhes permitir usar essas novas ferramentas para promover o rendimento e o bem estar; optimizar as operações dos edifícios e dos espaços de trabalho; assegurar serviços essenciais para a sustentabilidade bem como a capacidade de otimizar a performance financeira sem sacrificar o nível de serviço.

Ficou patente que o futuro do FM depende da sua capacidade em inovar, com o objetivo de criar valor, e de se integrar com os vários Stakeholders dentro da organização, desde o CEO ao Diretor Comercial, passando pelo Departamento Financeiro, os Recursos Humanos, as Operações e as Compras, entre todos os outros e, mais importante, sem esquecer os utilizadores finais: o seu wellbeing e o seu user-experience.

O evento contou com a participação de Ian van der Pool, Presidente da Comissão Técnica do FM no Comité Europeu de Normalização; David Martinez, CEO da CIFMERS; Goran Milanov, Vice-Presidente da EuroFM e Jos Duschamps, Diretor do European Advisory Board da IFMA, como oradores principais, tendo ainda participado na mesa redonda José Esfola, General Manager da Xerox para Portugal e Espanha e Mário Curveira Santos, Secretário-Geral do Centro Português de Fundações.

Este evento fez parte dos três dias de trabalho da Comissão de Normalização Europeia, onde se debateu o futuro, a normalização e profissionalização do FM, com Lisboa como palco de uma das mais importantes reuniões do FM.

 

Fique ainda com o registo dos melhores momentos da FMSC: