Um nova norma internacional para gestão de instalações foi formalmente aprovado para prosseguir para a fase de desenvolvimento pela Organização Internacional de Normalização (ISO), após uma votação da suas 163 organizações membros. A série ISO 41000 foi assim atribuída para albergar os “Management Systrem Standards” a serem produzidos para o Facility Management.
Como uma ferramenta estratégica e conjunto de diretrizes, a norma irá definir uma estrutura, bem como os processos organizacionais, juntamente com a necessidade de um conjunto de competências essenciais. A norma irá fornecer orientação adequada de um modo semelhante como a Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional e Normas do Sistema de Gestão Ambiental que já existem. A participação portuguesa composta por duas delegadas do Organismo de Gestão de Comissão Técnica: Maria José Campos, da APFM, e Cátia Neves, da MANVIA, que estiveram presentes como observadoras e representantes do IPQ na reunião da ISO que decorreu este mês em Glasgow, já fizeram saber do interesse em Portugal se juntar aos 20 países que já são membros participantes do Comitê de Gestão 267 (TC267).
Também durante a reunião de Glasgow, duas normas técnicas para a gestão de instalações chegaram aos seus estágios finais de desenvolvimento, tendo seguido para inquérito. São elas as ISO 18480-1 e ISO 18480-2 que visam fornecer um quadro internacional para a gestão de instalações, sourcing estratégico e o desenvolvimento de acordos de fornecimento entre prestadores de serviços e seus clientes e que foram desenvolvidas com a participação de muitos dos “construtores” das normas europeias EN 15221.
Segundo Maria José Campos, “Sentimos que estamos num momento crucial para a afirmação do FM tanto como área de conhecimento como profissão, na medida em que o entusiasmo de clientes e de prestadores em torno das ISO de melhores práticas (ISO 18480) e da agora recentemente anunciada ISO de sistemas de gestão (ISO 41000) tem sido muito grande. Aliás muito do nosso trabalho neste momento tem sido o de alertar para a necessidade de avançarem com a adopção das normas europeias (EN 15221) na medida em que não só as ISO ainda vão demorar a serem finalizadas como também será mais fácil para uma empresa adoptar qualquer uma das normas ISO quando já estiver enquadrada nas boas práticas da norma europeia. Neste momento existe um custo de oportunidade considerável em que as empresas incorrem por não estarem a adoptar qualquer norma na área de Facility Mangement.”
Para Stan Mitchell, Presidente da ISO TC 267 e que também será o responsável pelo arranque dos trabalhos relativos à ISO 41000, comentou que “Com o seu próprio Sistema de Gestão, o FM terá melhores condições de ser envolvido e reconhecido como a disciplina profissional que é. Aos Facility Managers é exigido um mix invulgar de competências técnicas especializadas, entendimento do core-business e das necessidades e conhecimentos de gestão geral. Estamos agora em condições de fornecer uma maior consistência para a profissão a nível internacional e para fornecer um sistema estruturado de normas à escala mundial.”