A anfitriã da primeira visita do ano foi a nossa colega Lídia Gama, Head of Real Estate da Siemens para Portugal, que nos explicou como é gerido um departamento de Real Estate e Facility Management que é considerado como uma unidade de negócio e não um centro de custo.
O campus de Alfragide é composto por 9 edifícios, numa implantação de 66 mil m2 e com 30 mil m2 de escritórios, tendo a nossa visita sido principalmente concentrada no Edifício 9, com 4.500 m2, e que foi recentemente intervencionado para albergar o Lisbon Tech Hub. Fomos acompanhados por colegas da Accenture, Central de Cervejas, CML, DECO, GALP, Navigator e Vodafone, apenas para nomear alguns, num total de 25 participantes.
Durante a visita tivemos ainda a oportunidade de ver alguns sistemas da Siemens da área de Building Solutions in loco e como funcionam, para além dos Laboratório de Inovação, na companhia dos colegas Luis Mourato, Rui Gramunha, Alberto Neves e Sérgio Rocha.
As site visits são uma iniciativa de profissionais de Facility Management que, alternadamente, visitam os espaços geridos por colegas que são anfitriões das visitas aos seus espaços.
O sucesso deste programa reside na componente humana de receber e ser recebido; partilhar e mostrar aquilo que cada um mais se orgulha; discutir receios e desafios; olhar para o que impacta a qualidade de vida dos ocupantes dos espaços, a produtividade do core buisiness e a sustentabilidade das operações.
Testemunho desse sucesso é o facto de estarem em plano mais de 20 visitas para este ano, entre Lisboa e Porto, sendo que muito em breve serão anunciadas visitas ao BNP Paribas, BPI, Randstad, EDP, Nestlé, Universidade Nova de Lisboa, entre outras.