Para atingir os objetivos inscritos no Acordo de Paris, os Edifícios e o Setor da Construção terão de atingir um nível de quase total descarbonização até 2050.
Aceda ao Relatório aqui
Uma das ferramentas à nossa disposição para o conseguir são os SACE (Sistemas de Automação e Controlo do Edifício). Estes permitem medir, monitorizar, gerir e agir sobre os consumos e comportamento do edifício em função da sua ocupação e das necessidades da operação que suporta.
Estes sistemas devem, por isso, tornar-se cada vez mais habituais nos nossos edifícios, sendo cada vez mais claro que apenas a obrigação de os ter não significa que se cumpram os objetivos que estes nos ajudam a atingir.
Hoje em dia, e não obstante a tecnologia exisitir, nem todos os edifícios os têm instalados ou os utilizam na plenitude das suas capacidades.
Compreender o “estado-da-arte” e promover a discussão entre os stakeholders relevantes é o objetivo, mais uma vez, da APFM ao se dedicar a este tema sob o chapéu dos ODS ’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Aceda ao Relatório aqui