A APFM marcou presença no seminário “Trabalho mais Seguro e Saudável em Qualquer Idade” que se realizou a meados do mês do março.

Emília Telo, Coordenadora PFN da EU-OSHA , trouxe à mesa a importância de uma vida profissional sustentável, onde focou a individualidade de cada trabalhador e os riscos diversificados que existem para as diferentes pessoas. “A capacidade de cada um lidar com o envelhecimento faz com que, embora a empresa seja una, cada indivíduo tenha necessidades diferentes”.

João Aguiar Coelho, Administrador Hospitalar do IPO do Porto, reconhecido pelo seu trabalho focado no trabalhador envelhecido e a saúde no trabalho, resumiu os riscos psicoergonómicos e psicossociais inerentes ao envelhecimento do trabalhador – queda que se verificava sobretudo a partir dos 45 anos.

Na segunda parte da conferência realizou-se um debate sobre as boas práticas para um trabalho mais seguro e saudável em qualquer idade com Álvaro Monteiro, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia como moderador, debateu juntamente com Joana Rocha da ODLO Portugal Têxteis, Lda e Susana Alves da Toyota Caetano Portugal, dando exemplos de boas práticas e de alterações e resultados na performance e saúde dos trabalhadores.

A sessão de encerramento ficou a cargo de Fernanda Campos da ACT, Marcelino Pena Costa da EU-OSHA e de Rogério Carvalho, onde ficou sublinhada a importância na divulgação das boas práticas de trabalho em termos ergonómicos, psicoergonómicos e psicossociais bem como de segurança.

 

Poderá descarregar aqui o Locais de trabalho saudáveis para todas as idades