No passado dia 15 de dezembro a APFM levou a cabo um Webinar sobre os desafios do Facility Management e de que forma a Formação e a Certificação nos podem ajudar a enfrentá-los.
Nesta sessão foram abordados quatro macro desafios: 1) A definição e o propósito do Facility Management; 2) A Interligação com os outros departamentos; 3) O Foco na experiência do utilizador e 4) A revolução tecnológica.
Dentro de cada um destes, as principais conclusões a retirar foram:
A definição e o propósito do Facility Management
- garantir uma compreensão comum do que é o FM e qual o seu propósito;
- de conhecer o que pode o modelo de FM conter, de definir as necessidades da organização e depois negociar o que irá entrar no modelo de FM da organização;
- assegurar um plano de aquisição de conhecimento dentros das áreas de competências do FM.
A Interligação com os outros departamentos
- o FM necessita dos outros departamentos para executar o seu trabalho, existindo fluxos nos dois sentidos, i.e., ora somos “fornecedores” ora somos “clientes” de cada departamento.
- o FM precisa de se evidenciar para conseguir que os responsáveis desses departamentos aloquem tempo e recursos às suas necessidades em prol do benefício global da Organização e dos seus Stakeholders
- o Facility Manager tem de conseguir negociar e mostrar-se indispensável dentro do panorama de gestão da organização
O Foco na experiência do utilizador
- é incontornável a importância dos fatores de wellbeing e de user experience nos espaços de trabalho ou de lazer que gerimos
- é essencial A) procurar as competências necessárias para gerir estas componentes mais humanas e menos técnicas e B) ter a capacidade de nos apresentarmos como necessários e capazes de o fazer bem como conseguir comunicar para implementar as politicas necessárias
- considerar este desafio como uma forma de estar / um novo paradigma cultural, por forma a que seja adoptado por inteiro e de forma transversal a todas as pessoas da equipa de FM e dos prestadores de serviços.
A revolução tecnológica no FM e no Core Business das Organizações
- a capacidade de compreender o impacto da tecnologia no core business da organização
- da necessidade de satisfazer a nossa força de trabalho adaptando os espaços; os equipamentos; os processos e as politicas às novas formas de trabalhar
- de utilizarmos a tecnologia para medir e melhorar a performance do FM, automatizando processos que criam pouco valor acrescentado e assim nos podermos focar na componente de gestão e estratégica do FM
Face a estes desafios, a formação e a certificação são não só a forma de nos prepararmos com as competências e os conhecimentos necessários mas também para que o possamos ter a confiança necessária para negociar junto dos vários stakeholders a necessidade e a importância de modelos de FM que incluem mais serviços e que necessitam de investimento e recursos para que impactem positivamente na qualidade de vida dos ocupantes e na produtividade das organizações.
Pode consultar todos os módulos da academia FM no site dedicado à formação em FM: academia.apfm.pt